O Alto Rendimento no Surf

  • -
ATLETAS

O Alto Rendimento no Surf

Category : Alto Rendimento

Uma onda pode proporciona-lhe imenso prazer. E, se você surfa regularmente, ainda fica com o corpo em forma, mantém um bom apetite e naturalmente bronzeado pela abundância de sol. Em um nível mais profundo, o surfe é uma busca espiritual. Algumas coisas nos proporcionam imenso prazer, e por isso queremos fazê-las novamente, queremos sentir o prazer de novo… e de novo. O que acontece quando você começa a surfar13164431_1153507324680092_5006815912929440633_n 

Queremos que seja tão bom quanto foi na primeira vez. E na busca pela onda perfeita, Há uma razão pela qual surfistas não costumam se tornar CEOs, chefes de estado, ou intelectuais. O nosso tempo é limitado. No sacrifício do futuro, nós vivemos o presente. Assim como a onda pré-moderna de surfistas que vieram mil anos antes de nós, abandonamos tudo por conta do próximo swell, e mergulhamos de cabeça, corpo e espírito no mar, a nossa verdadeira fonte de vitalidade !!

 

da iniciação até o alto rendimento….

O que é necessário para um atleta atingir seu máximo rendimento nas competições ?

JOB 3 Professor João Alberto Barreto

 

PRINCIPIO DE SUPERAÇÃO DE LIMITES

“Quanto mais vc sua nos treinamentos, menos sangra no campo de batalha” Coronel Red

Segundo o Professor João Alberto Barreto, acreditar que o atleta pode conseguir tudo na base do talento é pura utopia… sem treinamento não há como acompanhar o ritmo evolutivo da alta-performance nas competições. E já se foi o tempo em que o treinador reunia variados papéis na preparação técnica do atleta: preparador físico, psicólogo, médico, nutricionista, fisioterapeuta, etc.

Nos tempos modernos, um novo conceito vem sendo difundido entre os esportes olímpicos: trata-se do TREINAMENTO TOTAL ou MULTIDISCIPLINAR. Segundo Raoul Mollet, introdutor da idéia, é extremamente importante o atleta de hoje deve contar com um grupo de profissionais esportivos na sua preparação visando a máxima performance nas competições. Segundo Mollet, é impossível determinar qual parte da preparação do atleta – treinamento técnico-tático, preparação física e preparação psicológica – é a maior responsável pelo êxito na obtenção de grandes marcas desportivas.

6.3 CRITÉRIOS ASP 2011

No caso do Surfe, além do treinador, preparador físico e do psicólogo esportivo, o atleta deve considerar igualmente importante o trabalho com o shaper, pois diferentemente da maioria dos esportes, o surfe de alta performance requer pranchas altamente personalizadas, onde cada milímetro faz grande diferença dentro d´água. Para se ter uma idéia, tratando-se de um shaper mediano, a cada 20 pranchas feitas para um atleta profissional, a média de acerto é de 20%, ou seja 02 pranchas; tratando-se de um shaper com maior experiência, a cada 10 pranchas feitas, o percentual de acerto varia entre 20 a 30%, ou seja, 2 ou 3 pranchas realmente boas…

Com uma média de acerto tão baixa, torna-se preponderante o relacionamento shaper/atleta, onde o fator confiança deve permear a relação para que venham a se obter os melhores resultados em termos de regularidade no equipamento, de maneira que o shaper é tão importante quanto os demais profissionais que acompanham o atleta, de maneira a compor, não como normalmente um triângulo, mas sim um losango de trabalho, em que os profissionais devem atuar em sinergia visando a obtenção do máximo rendimento esportivo por parte do atleta.

O CAMINHO DA EXCELÊNCIA

O atleta que busca maximizar seu rendimento nas competições deve desenvolver seu treinamento buscando desenvolver os seguintes atributos:

TALENTO (capacidade e aptidões genéticas)

ASPIRAÇÃO (forte desejo em chegar ao alto da montanha)

DISCIPLINA (manutenção no cumprimento dos princípios estabelecidos)

COMPROMISSO (estrito cumprimento do que foi estabelecido como objetivo)

PERSEVERANÇA (obstinação em conseguir alcançar as metas estabelecidas)

INCONFORMISMO (nunca se conformar com o que conseguiu, sempre falta alguma coisa para melhorar)

MOTIVAÇÃO (grande quantidade de energia interna para alcançar seus objetivos/direção e intensidade)

CORAGEM (enfrentar as adversidades superando o medo e a preocupação)

TREINAMENTO EXTREMO (suar nos treinamentos é sangrar menos na competição)

CONFIANÇA ( acreditar que é capaz de ter sucesso no que está realizando)

ALEGRIA (sentir-se alegre e feliz no que está desempenhando)

SUPERAÇÃO DE LIMITES (acredite que o seu limite é o céu)

HUMILDADE (conter a inflação do EGO: despojamento de vaidades)

AFIRMATIVIDADE (liberdade de expressão emocional e consciência dos direitos)

RESPONSABILIDADE (quanto mais livre for o indivíduo maiores as suas responsabilidades de decisão)

ZONAS DE DESCONFORTO (criação de dificuldades técnicas nos treinamentos e suas superações)

ARMADILHAS DO SUCESSO (ganhar fama e deitar-se na cama é o início do fim das vitórias)

CONTROLE DOS DESEMPENHOS (nos treinamentos e competições: buscar constantemente a excelência)

CADA BATERIA É A MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA (prepare-se para a bateria como se fosse a única e última da sua vida esportiva – esqueça passado e futuro)

O PREPARO TÉCNICO, FÍSICO E PSICOLÓGICO SÃO MAIS IMPORTANTES QUE A VITÓRIA (porque esta vai depender sempre, destes 3 pilares da preparação)

PLANEJAMENTO        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>              META: ALTO DESEMPENHO

Estratégias: Como vamos chegar?                                                Onde queremos chegar?

 

AVALIAÇÃO GENÉTICA.

 

  • Este exame é feito com a coleta das impressões digitais. Este exame serve como ferramenta para ajustar parâmetros físicos que ajudara para desenvolver o talento para o surfe.

 

  • O aspecto mais importante do conhecimento do potencial genético é a orientação inicial: escolha certa e antecipada da especificidade esportiva (levando-se em conta os potenciais genéticos indispensáveis para o especifico esporte). Ele ajudara o atleta a progredir rapidamente, e a atingir altos resultados, mesmo que tenha muitos anos na prática no surfe.

 

  • O conhecimento do potencial genético permite diferenciar os componentes físicos, fracos e fortes, previstos (de prognóstico), das possibilidades do atleta e, respectivamente, o aperfeiçoamento ativo dos fortes componentes do preparo adequado, e também, o seu direcionamento esportivo, com a ajuda de métodos especiais para o desenvolvimento dos pontos fracos, pouco assegurados pelo potencial genético.

 

  • AVALIAÇÃO DO SOMATOTIPO.

 

Além de saber a atual condição de saúde do atleta, poderá prevenir as futuras lesões; acompanhar a evolução nos treinamentos; acompanhar sua condição  alimentar.

 

  • AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE.

 

Hoje é fundamentalm trabalhar o atleta sob ponto de vista de flexibilidade, pois é fundamental para evitar lesões principalmente em baixas temperaturas. FLEXITESTE-

20 ARTICULAÇÕES.

 

  • AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL.

 

A avaliação da nutrição para o esporte tem um diferencial muito grande quando é do alto rendimento, é necessário ter uma visão específica para o esporte como surfe, por exemplo, o tipo de sangue do atleta em relação o tipo de proteína que deve ser ingerida para aumentar a força muscular.

 

  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DO ALTO RENDIMENTO.

 

O perfil de cada jogador deverá ser avaliado, pois é comprovado que o atleta introvertido deverá ter uma orientação diferente do extrovertido.

 

  • AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR

 

Serve para avaliar as condições de força de cada segmento do corpo para periodização dos treinamentos.

 

  • PARTICULARIDADES DO atleta de surf
  • POSIÇAO(s) DE apoio na prancha.
  • INTENSIDADE Das

DEXTRO.

SINISTRO.

AMBIDEXTRO.

VISÃO PERIFERICA.

TEMPO DE REAÇÃO.

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL PARA O ALTO RENDIMENTO.

avaliação de atletas

 

Vídeo-aulas – Professor João Alberto Barreto:

PSICOLOGIA NO SURF – O PAPEL DA FAMILIA 1 :

Capturar

PSICOLOGIA NO SURF – O PAPEL DA FAMILIA 2:

JOB2

PSICOLOGIA NO SURF – O PAPEL DA FAMILIA 3:

JOB 3

PSICOLOGIA NO SURF – O PAPEL DA FAMILIA 4:

JOB 4


Master Shaper

Shaper Bio

 Grand Master Shaper Henry Lelot Lelot foi o introdutor da informática no mundo das pranchas e pioneiro no ensino da arte do shape, através de seus conceituados Cursos Profissionalizantes,  através do qual já formou mais de 1.200 novos artesãos ao longo das duas ultimas décadas... > Saiba Mais. window.onload = function(e) { if(typeof ugCheckForErrors == "undefined"){ document.getElementById("unitegallery_9_1").innerHTML

TORNE-SE ASSOCIADO

OSurfe Club

Inspirado nos moldes australianos, nosso Surf Club (fundado em 2000) foi um dos primeiros espaços temáticos dedicados à cultura surf no Brasil e tem como objetivo compartilhar o amor ao Surf e promover a prática desportiva, a integração, a saúde, a formação para o trabalho e a cidadania > História O Primeiro Surf Club do Brasil

VENHA SURFAR NO RIO

Surf Hostel

Venha Surfar as Ondas do Rio O Rio Surf Hostel está localizado à 100 metros da praia da Macumba. Ao lado de praias não menos paradisíacas como a Reserva, Recreio, Prainha e Grumari, o local foi escolhido a dedo pelo Surfer/Shaper Henry Lelot, para desfrutar do verdadeiro “Surf Style” e compartilhar com você e seus amigos,

Aprenda a Surfar

Surf Lessons

Surf Lessons -Aprenda a Surfar Surfar significa estar em contato com a natureza, com Deus, consigo mesmo. É sentir se LIVRE, purificado, harmonizado e inteiramente em paz. É querer cada vez mais, é sentir cada vez mais, é VIVER. É inigualável e com certeza inexplicável. É sentido, escolha, é tudo. Surfar é arte, magia!    

Aprenda a Fazer Pranchas

MBA PRO SHAPE & GLASSING

Aprenda a Fazer Pranchas... Realize o sonho de fazer suas próprias pranchas de Surfe, Kite Surf e Stand Up Paddle. Ao longo das duas últimas décadas, mais de 1.200 artesãos já se capacitaram em nossos cursos profissionalizantes que têm sido referência no Brasil e no exterior. Entre eles, muitos se tornaram shapers de destaque no

A FERRARI DAS PRANCHAS

Qualidade Magic

Sua Prancha "Fora de Série" Qualquer um de nossos modelos pode ser confeccionado na Qualidade Magic, resultado da fusão da verdadeira arte às mais avançadas tecnologias e composites do mercado, criada com o objetivo de garantir à você  uma "Super Prancha" mágica, turbinada, realmente "Fora de Série" e proporcionar-lhe momentos inesquecíveis e a evolução do seu surf para

TOP SURFERS

Surf Team

Top Surfers ao longo da história       Conheça os Top Surfers que já utilizaram nossas pranchas. Surf Riders 2017      Conheça a nova geração de atletas que fazem parte de nosso Team. Staff Técnico      Conheça os responsáveis pela seleção e orientação de nossos Atletas.  

SURFBOARD MODELS

STOCK BOARDS

Boardshop

✈️Frete Grátis para todo o Brasil  ✈️ Confira abaixo, as Pranchas Novas e Seminovas que temos em estoque para entrega imediata e conte com o auxílio do Master Shaper Henry Lelot, para encontrar a prancha ideal para o seu Perfil:    21 98891-0267     Fun 7'8 - Aprenda a Surfar  ✈️✈️✈️ Fish 5'7 - Diversão

CALCULO DE VOLUME

Tabela de Litragem

A Litragem é a medida de Volume em litros, calculada de acordo com as medidas de altura, largura e espessura de prancha. Hoje em dia a maioria dos Shapers relacionam as medidas das pranchas com o volume, normalmente ele vem ao final da medida com indicativo de L (litro) ao lado. Por exemplo: Prancha Wave Killer

FICHA DE ENCOMENDA

ENCOMENDE SUA PRANCHA

Favor preencher o máximo de informações: SURFER Nome Completo Altura Peso Calçado WhatsApp E-mail Cidade Estado Rio de Janeiro (RJ)Acre (AC)Alagoas (AL)Amapá (AP)Amazonas (AM)Bahia (BA)Ceará (CE)Distrito Federal (DF)Espírito Santo (ES)Goiás (GO)Maranhão (MA)Mato Grosso (MT)Mato Grosso do Sul (MS)Minas Gerais (MG)Pará (PA)Paraíba (PB)Paraná (PR)Pernambuco (PE)Piauí (PI)Rio de Janeiro (RJ)Rio Grande do Norte (RN)Rio Grande do Sul